A Himaco tem uma longa e bonita história na área de Responsabilidade Social com diversas ações que contribuíram para o desenvolvimento de entidades que se dedicam a valorização e o crescimento humano.
A atividade que teve maior repercussão, inclusive com cobertura do Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, foi realizada durante a visita do Papa Bento XVI ao Brasil, em maio do ano passado. A empresa desenvolveu e fez a doação de 50 mil medalhas com a imagem de Frei Galvão e com uma mensagem, lembrando o dia da sua canonização.
As peças foram distribuídas durante a missa de canonização do beato, no Campo de Marte, em São Paulo, numa parceria com a Secretaria Executiva da Arquidiocese de São Paulo.
As medalhas são em plástico, na cor dourada e foram confeccionadas em PP - polipropileno (a matéria prima doada pela empresa Suzano Petroquímica S/A, de São Paulo/SP), a partir de um molde específico elaborado pela Himaco. A Plastlar, outra parceira desta atividade, fez o trabalho de design do molde da medalha.
A doação das medalhas apenas complementou um extenso projeto de responsabilidade social que a empresa já desenvolve desde sua criação, há quase quatro décadas. É prática comum na Himaco, durante a realização de feiras profissionais do setor, agrupar os itens que são produzidos por suas máquinas e enviá-los a alguma das entidades auxiliadas pela empresa, dentre elas o Instituto Nestor de Paula que recebeu várias canecas para as crianças acolhidas nas creches do Instituto. A empresa fez também doações à Pastoral da Criança por meio da Dra. Zilda Arns, irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, cardeal arcebispo emérito de São Paulo, da Sra. Maria Lúcia Alckmin, esposa do ex-governador Geraldo Alckmin - e a diversas outras instituições.
"Sem dúvida nenhuma é mais do que um presente que podemos dar para a comunidade nesta ocasião tão importante e especial. É também o fruto da fabricação das nossas máquinas. Portanto, ao mesmo tempo em que podemos contribuir com o presente, podemos agradecer por toda a nossa produção e pelo sucesso de nossa empresa", afirmava Luciane Bondan Schorr, diretora da Himaco, na época de doação das medalhas, que coincidiu com a realização da maior feira do setor de plástico, a Brasilplast. "Não são coincidências que acontecem em nossas vidas. Não pode ser à toa, a vinda do Papa ter sido programada para acontecer na mesma semana da feira que nós vamos produzir as medalhas", completava Luciane.
Enoré Antonio Bondan, fundador da Himaco, da construtora Construbon, Boncred Financeira e Boncred Leasing, sempre deu atenção à questão social dentro e fora de suas empresas. Colaborador na construção do Santuário das Mães, em Novo Hamburgo, Enoré utilizou seu próprio helicóptero para levar um bispo alemão ao santuário para abençoá-lo.
Após o falecimento de Enoré e sua esposa Angelina, em um acidente de helicóptero em fevereiro de 2006, Luciane e seu irmão, Enoré Antonio Bondan Filho, assumiram as empresas da família e fizeram questão de homenagear a religiosidade dos pais. Planejam a construção da Capela à Santo Antônio a ser edificada num condomínio horizontal em Novo Hamburgo, projetado pela Construbon, a construtora da família.